Publicado em 10/Outubro/2025
A Unimed de Lorena vem a público alertar a população e as empresas da região sobre a circulação de atestados médicos falsificados, emitidos de forma irregular com o uso indevido do nome, logomarca e identidade visual do Hospital Unimed de Lorena, além da falsificação de nomes e assinaturas de médicos.
Em alguns casos, os documentos apresentam nomes de profissionais que não são cooperados da Unimed, sem qualquer vínculo ou atuação local ou regional — o que reforça o caráter fraudulento da prática e o risco de utilização por terceiros de má-fé.
A Unimed de Lorena reforça que não emite atestados médicos fora de seus canais oficiais e não autoriza nenhuma pessoa, clínica ou estabelecimento externo a fazê-lo em seu nome.
Os fatos já foram comunicados à Polícia Civil do Estado de São Paulo, com o registro de boletins de ocorrência e entrega de todos os elementos necessários à investigação e responsabilização dos envolvidos.
Paralelamente, as empresas da região estão sendo informadas para que adotem as medidas cabíveis, inclusive em relação a empregados que apresentem documentos falsos, tendo em vista a evidente fraude e a má-fé caracterizadas pela utilização desses atestados.
A Unimed Lorena alerta ainda que o uso de documento falso configura crime, conforme o artigo 304 do Código Penal, que prevê penalidades para quem utiliza documento adulterado ou irregular, ciente de sua falsidade.
A cooperativa reafirma seu comprometimento com a ética, a transparência e a segurança da informação, e orienta que, em caso de dúvida sobre a autenticidade de qualquer documento médico, os interessados entrem em contato diretamente com o Hospital Unimed de Lorena pelos canais oficiais.
Sendo o que nos cumpre orientar, a Unimed de Lorena permanece à disposição para esclarecimentos.
Atendimento imediato